Etapas da produção de cerveja – Resumo

Para se fazer cerveja é importante ter um pouco de conhecimento das etapas e do processo de produção. É quase como uma receita de bolo, ou de qualquer alimento feito de forma artesanal, quanto mais praticar com certeza o resultado ficará melhor.

Alguns cuidados são muito importante durante as etapas de produção para que sua cerveja fique com uma qualidade boa, tais como: se atentar a receita, utilizar produtos de boa qualidade e que não estejam muito velhos (como malte e lúpulo), a qualidade da água utilizada, a temperaturas de mosto, fervura e resfriamento e evitar contaminações.

As etapas se dividem em PREPARAÇÃO, PARTE QUENTE E PARTE FRIA:

PREPARAÇÃO

RECEITA: Antes de começar tudo é importante saber qual estilo de cerveja será feito e fazer a receita para que nada seja esquecido durante o processo.

MOAGEM DOS MALTES: A moagem dos maltes é importante para que o amido do grão seja exposto e  a casca do malte de cevada seja somente quebrada (e não triturada) para que sirva de filtro para o processo de filtração do mosto.

PARTE QUENTE

MOSTURA: A mostura é o processo onde dentro da panela será adicionado o malte já moído e a água e será fervido em várias rampas de temperaturas diferentes para que o máximo do amido dos grãos sejam extraídos. 

FILTRAÇÃO DO MOSTO:  Filtração é o processo onde se separa o mosto líquido do bagaço do malte. O objetivo de uma boa filtração é que se obtenha o máximo de extrato, para isso se faz lavagem do bagaço do malte com água quente algumas vezes.

FERVURA:  É nessa fase onde somente o líquido está na panela que se adiciona o lúpulo de amargor, e se a receita tiver especiarias também é nesta fase que são adicionadas. A fervura do mosto em geral leva de 60 a ta minutos.

WHIRLPOOL:  É um processo onde se gera um fluxo de rotação para que todas as partes sólidas que ainda estão no mosto se aglutinem no meio do recipiente, para que somente o líquido seja transferido para o resfriador e fermentador.

PARTE FRIA

FERMENTAÇÃO: Antes do líquido ir para o fermentador há uma troca de temperatura do mosto para que ele resfrie e só então o líquido é transferido para o novo recipiente. A fermentação consiste através da levedura, que transforma os açúcares fermentáveis do mosto em álcool e gás carbônico.

COLETA DO FERMENTO: Após a fermentação a levedura não deve ser mantida no tanque, portanto deve-se retirá-la completamente.

MATURAÇÃO: Maturação é a lapidação da cerveja. Em alguns estilos de cerveja para deixar o líquido mais brilhante, após o processo de maturação é feito o processo de filtração.

ENVASE: Após a cerveja estar pronta é feito o processo de envase, que pode ser em barril de chope, latas e garrafas. As cervejas vendidas em prateleiras de mercado ainda sofrem com o processo de pasteurização, onde o líquido é submetido a altas temperaturas para conferir estabilidade microbiológica à cerveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *